Eucaristia

  
CATEQUESE 2023

As turmas de Catequese de 2023 estão com matrículas abertas.
  

                                                                            Primeira Eucaristia             

                                                         CATEQUESE DE PRIMEIRA COMUNHÃO

A Eucaristia é a fonte da vida da Igreja. É da Eucaristia que a Igreja tira toda a sua força e vitalidade, para atravessar os séculos, superando perseguições e fraquezas de todo o tipo, internas e externas. Por isso, a catequese da Eucaristia é tão importante na vida da Igreja, desde os tempos apostólicos. É ela o cume da iniciação cristã de nossos filhos.

Na missa, encontramos o próprio Jesus Cristo, autor e princípio de nossa salvação. A missa é o “sacramento dos sacramentos”, o mais importante de todos, já que contém a graça de Deus e o autor da graça, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Não é pelos sentidos que o sabemos, mas pela fé, que se apóia no testemunho do próprio Deus: Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim; (Lc 22,19). São palavras de Jesus a seus discípulos na última Ceia, ao deixar-lhes a Eucaristia como presente de seu poder e de seu amor infinitos.

Nós cremos firmemente, assim como os Apóstolos que estavam presentes naquele momento. O Concílio Vaticano II exorta à piedade e ao recolhimento cada vez mais profundo com a Eucaristia, quando ensina que é “fonte e cume de toda a vida cristã” e que, “participando do sacrifício eucarístico, os fiéis oferecem a Deus a Vítima divina e se oferecem a si mesmos juntamente com ela”. (Lumen Gentium, 11) A Catequese de 1ª. Comunhão é oferecida a meninos e meninas a partir de 9 (nove) anos de idade completos e que estejam cursando o quarto ano do Ensino Fundamental. É ministrada em encontros semanais, que procuram levar os catequizandos a uma experiência vital de encontro com Jesus Cristo, na sua Igreja, através de celebrações especiais e da participação nas missas dominicais com os seus familiares.

No ato de inscrição é solicitada a contribuição correspondente à aquisição do material didático e da bíblia, valor esse que é indicado especificamente no início de cada turma.

Além disso, nos meses correspondentes à duração da catequese, cada criança deve trazer pelo menos 5 kg de alimentos não perecíveis para o atendimento das famílias carentes de instituições de caridade com as quais colaboramos (Missão Belém…Aliança da Misericórdia…) ou outras pessoas que demandam a caridade da Comunidade.