Nossa História

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR – IGREJA CRUZ TORTA

A Capela foi fundada em 1958. Constituída como Paróquia em 26 de janeiro de 1962, teve como primeiro Pároco o padre Norberto Pietro, que permaneceu até 1971. Nesse período construiu-se apenas uma capelinha, que tinha um visual exótico: toda inclinada, “como que para cair e abrir lugar para que outra, definitiva, ficasse de pé”, dizia o padre Ilson José Frossard, que assumiu como segundo pároco desde 12 de junho de 1971.

Para identificá-la como igrejinha ou capela, foi colocada uma cruz de madeira, externa. Esta cruz acompanhou a linha de construção da igreja, caída, tendo sido apelidada pelo povo como “cruz torta”, de onde veio o nome que a acompanha até hoje.

“Naquela época, o terreno onde estava a capela era irregular. A frente da Igreja, onde hoje está a Cruz, era de outro proprietário, que não queria vender o terreno. Foi proposta uma troca, com a mesma metragem, e a Igreja ficou, finalmente, proprietária do terreno onde hoje está a cruz”, conforme relato do padre Ilson. 

O projeto da construção da capelinha foi de autoria do arquiteto Dr. César Luís Pires de Melo. Segundo relatou o padre Ilson, “Ele apresentou um projeto belíssimo da nova Igreja, mas o Concílio estava pedindo que as novas construções fossem simples, acomodando-se às situações locais”.

Foi a partir desse pensamento que um segundo projeto, este dos arquitetos Cláudio Joaquim Barretos e Francisco Segnini , foi apresentado. Em estilo bem mais simples e moderno, obteve a aprovação da comunidade. Toda a construção foi acompanhada pelo pároco, padre Ilson. As obras começaram em 1974 e terminaram em 1976, sendo a inauguração  em 14 de agosto de 1976.

A assistência social, ao lado da construção da moderna Paróquia, foram sempre o forte da comunidade, desde a chegada do padre Ilson, iniciando-a na Campanha da Fraternidade, de 1972. Na época, ele conseguiu do empresário Calim Eid, um vagão da Cia. de Transportes Sorocabana, que foi trazido até a Paróquia e abrigava o atendimento social “com carinho e ternura, os pequeninos de Deus”. “Este vagão”, contava, “ficou muito famoso na vizinhança”.

Permanecendo á frente da comunidade até maio de 2009, o padre Ilson, durante esses anos, conseguiu doar mais de 80 mil cestas básicas para os necessitados. A partir daí, o padre Ilson José Frossard passou a ser Pároco Emérito, continuando a residir na Paróquia e, em 20 de setembro de 2012, completou 60 anos de ordenação presbiteral, celebrada com Missa Festiva e um agradável almoço com os parentes e amigos, no Salão de Festas.

Em 17 de maio de 2009, assumiu a Paróquia, como Administrador Paroquial, o padre Renato Cangianeli. Em março de 2010, foi nomeado Pároco, o terceiro, até 05 de março de 2016. Em 05 de março de 2016 a Paróquia acolheu seu novo pároco, o Cônego Severino Martins da Silva Filho, nomeado para os próximos 6 anos.

Em 18 de abril de 2021, tomou posse, como Pároco, o Padre Sergio Lucas Camara.